EXERCITANDO A ARGUMENTAÇÃO

 

Você já ouviu falar sobre o Projeto de Lei Ficha Limpa

No dia 19 de maio deste ano, o Senado brasileiro aprovou esse projeto que tem por finalidade tornar os critérios que impedem políticos condenados pela Justiça de se candidatarem às eleições mais rigorosos.

Sabe como essa proposta chegou ao Congresso?  Por meio de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP), contendo a assinatura de 1% dos eleitores brasileiros. É isso mesmo, a Constituição garante à populão o direito de propor novas leis. Não é incrível? Foi graças à pressão popular, em ano eleitoral, que o Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade no Congresso e, no dia 04/06/2010, sancionado sem vetos pelo presidente Lula.
Coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Para saber mais, confira o vídeo da Campanha aqui.
Para ficar por dentro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, visite o site.

Agora é sua vez de opinar e argumentar... 
Você acha que essa medida vai reduzir o número de escândalos envolvendo corrupção de políticos no nosso país? 

5 comentários:

Japa disse...

Bom, já que as pessoas que cometeram alguma vez algum crime não vão poder se candidatar, vai reduzir o numero de pessoas com o passado ruim. Mas isso não quer dizer que vai acabar com a corrupção, eu acho até que não vai mudar muito. Por que os famosos políticos ladrões não são os com fichas sujas, marginais, drogados... Mas é aquele que ninguem acha que faria mal a alguem, aquele "anjinho" que acreditam ser O governante. Os mais quietos são os mais perigosos ( as baixinhas tbm, mais isso não vem ao caso ), isso que sempre me disseram (FATO).
Mas pelo menos já é uma medida para acabar com esses corruptos, como o Prof. Fábio diria em uma de suas aulas (*Se o governante não governa em prol de seu povo, o povo tem o direito e dever de tirar o governante do cargo* ou algo desse tipo...)*--*

Fernanda Albergaria disse...

Eu não acho que esse projeto vai ter futuro.Sabe por quê?Estamos em um país onde cerca de 70% dos políticos são contra a liberdade de imprensa,pois não querem que nós,as pessoas que votamos nesses "seres", saibamos o que eles estão fazendo com o nosso Brasil.
Ligamos a televisão e vemos um "sujeito" que coloca dinheiro na cueca dizendo que esse tal dinheiro era para comprar panetone para as pessoas de baixa renda.
Mudamos de canal e vemos que o metrô de Salvador não está pronto (e há 10 anos),porque 500 milhões de reais é muito pouco para completar o trajeto de 12Km.
Olhamos esses políticos ricos,viajando,curtindo e isso a custa de nosso dinheiro, que nós,literalmente, damos para eles,com os altos impostos que pagamos.E aí,agora eu digo: Será mesmo que apenas uma campanha vai poder limpar os "nomes" desses políticos? Totalmente impossível!

Gabriel Telles disse...

O projeto com certeza vai diminuir o número de políticos corruptos, porém não é a forma final de acabar com a corrupção, já que um politico depois de eleito pode se tornar corrupto.
A corrupção no Brasil é algo grave, enquanto nós pagamos altos impostos, eles roubam dinheiro, compram mansões, jóias. É algo que dificilmente acabará, já que o dinheiro domina a mente das pessoas.

Tarcísio Corrêa disse...

Bom, eu acho que pode ajudar a reduzir, mas não completamente, pois tem algumas pessoas com as suas fichas limpas que são maus-carateres. Apesar disso, seria bom fazer um teste.

Fafá disse...

Seria perfeito, um teste. Os números de corrupções reduziriam e muito. Porém, isso não seria o tal esperado fim do roubo político. Até porque, não impede o lucro de quem virá cometer seus erros. apesar disso, apoio a ideia de fazer um teste.