SER BELO - Você acha que ela é gorda?

Olá, queridos alunos e curiosos visitantes (rs)!

Vamos continuar nossa reflexão sobre o que é ser belo?
Desta vez, trago um texto que nos faz pensar sobre os padrões de beleza impostos pela mídia.
Não esqueça de contribuir, deixando seu COMENTÁRIO para enriquecer a discussão. 

Beijos ruivos e boa leitura!


Você acha que ela é gorda?


Com 63 quilos harmoniosamente distribuídos por 1,74 metro de altura, a modelo Stefanie Medeiros está confiante de que vai arrasar na nova fase de sua carreira. A paulista de Jundiaí, 18 anos, é a primeira aposta de um departamento da agência Ford especializado em gordinhas. É, sim, você leu isso mesmo. “Perdi a conta de quantas vezes me chamaram de gorda em testes”, conta.

“Os clientes querem meninas que vistam manequim 36, no máximo 38”, diz a dona da agência, Denise Céspedes. Segundo ela, quadris acima de 90 centímetros já fogem ao padrão — Stefanie, que tem 98, usa tamanho 40 ou 42. “Eu não a considero gorda, mas ela foge do padrão exigido pelo mercado.”

Na profissão desde 2006, Stefanie já fez lipoaspiração e incontáveis regimes malucos para não sair dos 50 quilos de então. “Fiquei uma semana sem comer”, lembra. Bebia um shake de baunilha de manhã e, ‘para desinchar’, chá-verde à noite. Desmaiou de fome na hora de posar. “Já tem clientes internacionais interessados nela”, garante Denise.

Retirado daqui

SER BELO - Casaco de pele: Beleza ou terror?

Recentemente, minha amiga (e também companheira de trabalho) Luciana encaminhou-me, por e-mail, anúncios publicitários de uma campanha contra o uso de pele de animais na fabricação de casacos. 

Como nossa reflexão, nesta unidade, é sobre o que é ser belo e sobre o consumo, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e compartilhar com vocês, aqui.

Quem me acompanha?
 
CASACO DE PELE: Beleza ou terror? 
 









Não é de hoje que o uso de pele de animais pela indústria da moda vem causando polêmica. Este é um assunto que preocupa muito ambientalistas e associações de proteção aos animais.


Apesar disso, roupas e acessórios confeccionados com pele animal, em muitos meios, são considerados símbolo de elegância, beleza ou status, constituindo o sonho de muitas. 

Em 2002, Gisele Bündchen causou alvoroço ao aceitar ser garota-propaganda de uma das mais famosas fabricantes de casacos de pele, a Blackglama.



Em protesto da ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), a cantora Sophie Bextor aparece num anúncio  com uma raposa morta:


Em entrevista à Revista Veja, Lisa Franzetta, coordenadora da Peta, declarou: "Fazemos força para acreditar que a participação de Gisele no anúncio da Blackglama ocorreu mesmo por ignorância, e não por falta de coração. Se ela soubesse que, para fazer um único casaco, são necessários no mínimo cinqüenta minks, e visse esses animais sendo mortos por inanição, eletrocutados ou envenenados, não aceitaria anunciar casacos de pele".

Observe o quadro abaixo:

 Clique na imagem para ampliá-la

VOCÊ JÁ TEM OPINIÃO FORMADA SOBRE O ASSUNTO? 
SE SIM, COMENTE:

Uma pessoa que aceita que um animal seja morto para ser colocado sobre os seus ombros tem "classe", fica realmente bela?